Aliança entre WOMCY LATAM e IBRASPD mira melhores práticas em Privacidade e Proteção de Dados

Embora ainda tenhamos muitos capítulos sobre a data da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a constituição da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), o mercado está se organizando para atender os requisitos de Segurança, Privacidade e Proteção de Dados, dado que a Europa, Estados Unidos e outras regiões do mundo já possuem as suas legislações vigentes, o que impacta nas relações internacionais e de negócios. Além disso, o crescimento de vazamento de dados e a Pandemia, associada ao Home Office, tornaram urgente a redução do apetite ao risco nas organizações.

Diante disso, o setor de Segurança e Privacidade vem se organizando de forma orquestrada. Prova disso é o anúncio desta terça-feira (21/07) da aliança entre a WOMCY LATAM – Women in Cybersecurity LATAM – capítulo Brasil, e o IBRASPD – Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados, primeira parceria da WOMCY com um instituto e tem como objetivo proporcionar o aprimoramento profissional e a consolidação das melhores práticas em Segurança e Proteção de Dados no País. A movimentação não é por acaso, uma vez que há uma grande demanda por profissionais qualificados em Segurança e Privacidade, além de o País hoje viver um grande momento desse mercado.

Assim, a comunidade WOMCY poderá ser associado IBRASPD com 50% de desconto na anuidade, bastando apenas fazer a inscrição pelo site www.ibraspd.org. Além disso, a parceria considera a participação de membros da WOMCY em reuniões presenciais e virtuais das Comissões de Trabalho (CTs), consulta às obras catalogadas da biblioteca do IBRASPD e participação da WOMCY como associação piloto em algumas análises das CTs.

O SocialSec entrevistou os líderes das duas instituições e detalham os próximos passos, Andréa Thomé, líder da WOMCY, capítulo Brasil; e Alex Amorim, presidente do IBRASPD.

SocialSec: Qual o objetivo do IBRASPD?
AA: Um dos nossos objetivos é buscar aprovação da ANPD para emissão de Certificações e de Selos de Excelência de melhores práticas para nossos associados e parceiros. Após a criação da ANPD e emissão de normas, avaliaremos junto à autoridade competente o encaminhamento de políticas de privacidade e outros temas abordados nas CTs-Comissões de Trabalho para que possam ser avaliados. O importante é mantermos a transparência e nos limitarmos aos procedimentos estabelecidos pelas autoridades”, diz Alex Amorim, presidente do IBRASPD.

SocialSec: De que maneira a parceria com o Instituto contribuirá para a comunidade? 
AT: Nossos voluntários e membros terão espaço para discutir temas relevantes, esclarecer suas dúvidas, compartilhar conhecimento e participar de grupos de trabalho compostos por especialistas, que gerarão padrões que beneficiarão o mercado como um todo. Acima de tudo, nossa comunidade poderá com toda esta experiência, atuar como profissionais de forma mais eficaz nos processos e projetos que permitirão a conformidade com a LGPD.

SocialSec: Como o IBRASPD contribuirá com a carreira e aprimoramento profissional da comunidade WOMCY LATAM?
AA: O Instituto apoia o desenvolvimento profissional e fomenta o conhecimento para criar um ecossistema cada vez mais sólido diante de um cenário onde a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) está preste a entrar em vigor e, portanto, enxerga um grande potencial nas disciplinas de segurança, proteção e privacidade de dados.

SocialSec: A WOMCY Brasil foi lançada em outubro de 2019. De lá para cá foram muitas conquistas. Como você avalia a parceria com o IBRASPD do ponto de vista de impacto para a comunidade de mulheres em cybersecurity?
AT: A Gestão de Privacidade e a preparação para os requerimentos da Lei Geral de Proteção de Dados são processos que têm trazido uma série de desafios aos profissionais do mercado e desta forma são grandes portas de entrada no segmento e oportunidades de desenvolvimento de carreira para as mulheres. A comunidade WOMCY, através desta parceria, ganhará muito conhecimento, networking e poderá contribuir com o país, dada a missão tão especial que tem o IBRASPD no mercado, que é de propor e promover a adoção das melhores práticas em segurança da informação e privacidade de dados.

SocialSec: Além dos benefícios já citados, quais outros você enxerga como oportunidade para as mulheres em cybersecurity?
AA: Poderão ser apresentadas propostas de atividades ou programas compatíveis com os nossos objetivos e com o empoderamento e qualificação da mulher.

SocialSec: A WOMCY no Brasil já conta com outras parcerias, quais são? 
AT: Podemos nos considerar afortunados, se levarmos em conta todos os apoiadores, apoiadores de comunicação e patrocinadores que acreditaram em nosso trabalho até este momento, nos permitindo realizar ações, reuniões e encontros que nos foram tão valiosos para todos os avanços que tivemos até o momento. São eles nossos apoiadores Itaú, INOVABRA, Ventura Academy, Blocknews, Hacker Culture, Anchiseslandia e Direito & TI, além de nossos patrocinadores IBLISS, Esy World, Cisco, Strong Security, Primordial Consultoria e Sistemas e Comstor. Alianças com outras associações que merecem destaque são as firmadas com os grupos Cybersecurity Girls e mais recentemente com Female Tech Leaders.

SocialSec: Como líder da WOMCY Brasil, como você avalia a formação de parcerias e colaboração em todo ecossistema de Segurança e Privacidade de Dados? 

AT: As parcerias com associações e institutos nos permitem alcançar mais profissionais no mercado, além de nos engajar em causas correlatas às da WOMCY que são o aumento da presença das mulheres no segmento de Cybersecurity e a redução do gap de conhecimento. Adicionalmente, nos apresentam oportunidades profissionais, de networking e de compartilhamento de conhecimento para toda a comunidade. Já as parcerias educacionais nos provêm possibilidade de disseminação de conhecimento a quem necessita, enquanto os patrocínios nos proporcionam força, velocidade e foco na realização de ações no mundo corporativo, educacional e em conjunto com outras associações. Nossas iniciativas e projetos hoje são geridos por 6 times (WOMCY Marketing, WOMCY Legal, WOMCY He for She, WOMCY Volunteering, WOMCY Membership e WOMCY Alliances) e por 9 programas (WOMCY Talks, WOMCY Mentoring, WOMCY Talent, WOMCY Tech, WOMCY Jobs, WOMCY Girls, WOMCY Geek, WOMCY Give e WOMCY Back).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *