Braskem diz que ataque de ransomware não interrompeu as suas operações industriais

Hoje pela manhã a empresa comunicou aos acionistas e ao mercado que tinha detectado uma invasão em sua infraestrutura de tecnologia e, por precaução, interromperia o acesso a alguns de seus servidores e softwares, impactando suas operações.

Na ocasião a Braskem informou, ainda, “estar seguindo seus protocolos de segurança da informação e empreendendo todos os esforços para normalizar seus sistemas, mantendo o mercado informado em cumprimento ás legislações aplicáveis”.

Em nota à imprensa, a companhia informou que:

Os sistemas de defesa da Braskem detectaram um ataque (ramsonware), prontamente identificado quando ainda estava em andamento. A ação rápida evitou sequestro de informações e restringiu o impacto aos servidores. O protocolo de segurança para o retorno seguro de todos os sistemas segue em estado adiantado. Não houve comprometimento ou interrupção das operações industriais da Braskem“.

Ataques desse tipo são chamados popularmente de “sequestro de dados”, pois usam programas que codificam dados dos computadores invadidos, permitindo aos hackers cobrarem resgate para liberar o acesso às informações. Questionada se houve vazamento de dados, a assessoria de imprensa não informou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *